Divergente - Veronica Roth

está postagem pode conter spoilers

No futuro, uma guerra destruiu a Chicago que conhecemos e no lugar nasceu uma nação que preserva a paz acima de tudo. Para isso, eles se dividiram em cinco facções: Abnegação: que condena o egoísmo, Audácia: que condena a covardia, Amizade: que condena a inimizade, Erudição: que condena a ignorância e a Franqueza: que condena a mentira. Além disso, existem os sem-facção, pessoas que por qualquer motivo deixaram ou foram expulsos de suas facções e vivem na escória.
Todos os anos, os jovens que completam 16 anos passam por um teste de aptidão onde eles ficam sabendo para qual facção eles tem inclinação, no dia seguinte ao teste é a vez do jovem escolher se quer ir para a facção a qual deveria pertencer, ou se prefere ficar na que nasceu, com a sua família.
Beatrice é uma jovem que nasceu na Abnegação, mas não se sente altruísta o suficiente e se pergunta constantemente se deveria ou não mudar de facção. No dia de seu teste, ela descobre que é uma Divergente, ou seja, ela tem aptidão para três facções: Abnegação, Audácia e Erudição, mas isso não é uma coisa boa, um divergente é uma pessoa que não pode ser controlada pela facção que escolheu, e devem ser eliminados. Por sorte, Beatrice é orientada a não contar sua condição a ninguém e no dia da escolha, surpreende todos escolhendo a Audácia.
Chegando no complexo da Audácia ela muda seu nome para Tris, e já começa os testes de coragem. Por vim da Abnegação, Tris é motivo de chacota dos outros iniciados e os poucos começa a mostrar porque escolheu essa facção. 
Mas os problemas estão só começando, um dos instrutores descobre que Tris é Divergente durante uma das sessões de simulação, parte do treinamento para ser membro da Audácia.
Tris começa aos poucos a entender os motivos pelo qual precisa esconder sua condição das outras pessoas, as coisas estão esquentando entre as facções e parece que ninguém está em segurança.
Em meio a iniciação, a luta para se considerar parte da Audácia e esquecer completamente a Abnegação, Tris acaba se apaixonando e iniciando um romance. Será que ela conseguirá passar pela iniciação com sucesso?  Conseguirá esconder sua condição de Divergente? O que está acontecendo nas facções para deixar todos agitados? Os liderem que deveriam estar protegendo a nação estão realmente na direção correta? Tris terá que ser mais corajosa e altruísta do que ela jamais imaginou que conseguiria.

Adquira os livros dessa trilogia através da Amazon:

6 comentários

  1. Ai, ela tem o mesmo nome que eu
    Já quero ler !!

    ResponderExcluir
  2. Achei o livro interessante, realmente viciante. Li ele numa velocidade que até eu me surpreendi. Ele te prende. Algumas coisas me fizeram ficar boquiaberto, já outras achei que eram óbvias demais (sem Spoilers, leiam e vejam se pensam como eu). Um ótimo livro, só não tive a oportunidade de ler Insurgente. Ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Tem coisas que a própria Tris fala para ela mesma, já que é a narradora, que a gente saca na hora, e ela demora pra perceber!!!
      Mas amei também... tô louca para ler o segundo!

      Excluir
  3. esse livro é bom? eu estou com vontade de ler, achei o livro interessante... é recomendável?

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)