Fundação - Isaac Asimov


Serie Fundação, de Isaac Asimov.
Ganhadora do prêmio Hugo (um dos mais prestigiados prêmios para obras de ficção científica) e eleita melhor obra de Sci-Fi e Fantasia, superando até mesmo O Senhor dos Anéis, de JRR Tolkien.
A serie é composta por sete livros (todos eles já lançados no Brasil) no qual 3 deles compõem a ‘’trilogia principal’’ da história. São eles:
- Fundação
- Fundação e Império
- Segunda Fundação



Resenha:
Livro 1 – Fundação (1942)
Hari Seldon é um psicólogo que vive num mundo futurístico onde a humanidade já alcançou e ocupou todos os planetas com possibilidade de manter a vida na Via Láctea, criando um verdadeiro Império Galáctico. Com isso, as pessoas até mesmo esqueceram-se de sua origem. É nesse contexto que Seldon cria a psico-história, uma ciência que é uma mistura de psicologia, sociologia e matemática, que permite calcular o futuro de grandes massas (uma vez que o indivíduo é imprevisível). Após seus cálculos ele prevê o declínio próximo do Império Galáctico, que jogará a humanidade em 30.000 anos de barbárie até que sejam capazes de se reconduzir ao conhecimento e civilização. Com esta mesma ciência, Seldon consegue bolar um plano para reduzir esse tempo para 1.000 anos. Para isso Seldon pede ao governo de Trantor – a capital da galáxia, uma cidade construída a base de aço – para reunir as pessoas mais inteligentes e criar a Enciclopedia Galáctica. Ele é acusado de traição e exilado para o longíquo planeta Terminus, num dos extremos da galáxia, e é ali que ele inicia seu plano de criação da ‘’Fundação’’: dois planetas que ficariam em extremos opostos da galáxia e reconduziriam a humanidade a era do conhecimento usando apenas os instintos de seus brilhantes habitantes e gravações do próprio Seldon como guia.
Pode parecer uma narrativa complexa, mas não é. Ela é fluída e espantosamente fácil de compreender. Asimov nos prende do início ao fim, totalmente absortos em descobrir como Salvr Hardin e outros futuros habitantes da Fundação descobrirão como prosseguir quanto aos planos de Seldon para salvar a humanidade da escuridão de 30 milênios.

Pessoalmente, considero esta uma leitura obrigatória para qualquer fã de ficção-científica e aconselho muito a qualquer pessoa, pois é uma obra agradável de ler e muito enriquecedora. Enredo incrível, personagens carismáticos, desdobramentos nunca vistos antes. Enfim, um prato cheio para qualquer leitor.

Resenha por Grazi Souza

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)