[Resenha] - A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

Daniel é um menino de 11 anos que mora com seu pai em Barcelona. Atormentado por não conseguir se lembrar do rosto da sua mãe, morta quando era bem novo, Daniel é levado pelo seu pai até o cemitério dos livros esquecidos, um labirinto grandioso onde os livros que foram esquecidos pela humanidade se mantem vivos para que um dia voltem a ser lidos. 
Como parte do ritual, toda vez que alguém entra pela primeira vez no cemitério, tem o direito de escolher um dos livros e o com isso ganha o dever de o proteger para sempre. Rapidamente, Daniel se depara com A Sombra do Vento de Julián Carax, e como um imã ele se sente enfeitiçado pelo livro. 
Depois de o ler em menos de 24 horas, Daniel começa a buscar por outros títulos do autor, e logo se depara com um grande mistério: é de conhecimento dos amantes dos livros que todos os livros de Julián Carax, em algum momento, foram queimados por um desconhecido.
Cada vez mais envolvido nessa história Daniel conhece Gustavo Bortoló, que há todo momento tenta comprar o livro de Daniel, e através dele Clara, a menina mais linda que ele já viu na vida. 
O único problema de Clara é que ela é anos mais velha que Daniel, e o vê como um menino. Como Clara é cega, Daniel resolve ler para ela a Sombra do Vento, e isso faz com que os dois fiquem muito tempo juntos.



Anos se passam sem que Daniel consiga esquecer Clara e sem que a menina o olhe com outros olhos. Numa noite fatídica, aparentemente um dos personagens de Carax sai do livro para o encontro de Daniel, encapuzado e com o rosto queimado, o monstro quer o livro da Julián e para isso ele ameaça a segurança de Clara.
Nesse mesmo dia Daniel vai até a casa da moça para buscar o livro e guardá-lo em segurança, porém acaba encontrando Clara na cama com outro homem. Além da decepção amorosa, Daniel é espancado pelo homem e ameaçado. 


Decidido a esquecer a jovem para sempre Daniel esconde o livro novamente no cemitério dos livros esquecidos e começa uma busca inaplacável pelo autor de seu livro preferido.

Em meio a essa busca alucinante, muitos mistérios e perigos, Daniel contará com a ajuda de Firmin, seu mais novo amigo que já sofreu muito durante a guerra mas que tem uma capacidade de investigação muito minuciosa e fará com que os detalhes da história sejam desvendados. Em meio a todo esse suspense Daniel vai conhecer na irmã de seu melhor amigo o amor verdadeiro, mas isso não vai ser fácil, Thomas não aceitará o romance e depois que descobrir que sua irmã está grávida, ele ficará ainda mais furioso.

Por outro lado, entraremos de cabeça na história de vida de Julián Carax, Penelope Aldaya, Jorge Aldaya, Fumero, Miquel e Nuria. Uma busca por mais de 15 anos por uma história de amor que não teve final, um homem aparentemente morto, e a curiosidade de um jovem de 17 anos vão desenterrar os mais fortes segredos sobre a história de vida de um homem que por amar demais modificou a vida de um família inteira. 



Escrito em primeira pessoa, a narração é feita por Daniel que dá a entender através da escrita que está contando a história muito tempo depois dela ter acontecido. Há também relatos completos de outros personagens sobre a história, além de um manuscrito de Nuria que foi enviado para Daniel em algum momento da história. 
A Sombra do Vento é um livro repleto de mistérios e suspenses que englobam toda Barcelona, prendem o leitor em cada capitulo fazendo com que você queira ler cada detalhes da história e saber tudo sobre o final, que é surpreendente. 

Resenha por Carol Mariotti

Veja a resenha em vídeo






Adquira agora mesmo o livro através da Amazon

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)